Chegou o mês mais aguardado do ano. Dezembro nos convida a refletir sobre o ano que passou, sobre as decisões e metas atingidas, mas também a celebrar o espírito natalino. Você gosta dessa data? Cada um pode dar seu próprio sentido ao Natal e aos princípios por trás dessa época tão famosa.
Aqui na Coopermag ressignificamos o nosso Natal, pois percebemos que o seu significado é mais próximo da cooperativa do que pensávamos, e os princípios dessa festa se assemelham aos valores do cooperativismo, você já reparou?
Para que você possa entender um pouco mais sobre essas semelhanças, separamos alguns dos valores natalinos que podem agregar ao seu negócio não apenas em dezembro, mas o ano todo:
· Valores do cooperativismo x natalino
· Gentileza
· Solidariedade
· União
Valores do cooperativismo x natalino
O cooperativismo é o sistema ideal para aqueles que querem fortalecer o seu negócio através de uma organização associativa, sem fins lucrativos e que visa as necessidades dos cooperados e do setor em que estiver inserida.
A Coopermag, é um exemplo de cooperativa que surgiu como uma resposta as necessidades do setor magistral, fornecendo insumos de qualidade de forma acessível, materiais de marketing, capacitação, dentre outros benefícios para potencializar as farmácias magistrais associadas no mercado.
Além de uma resposta às necessidades do setor, o cooperativismo entrega suporte aos cooperados, para que possam agregar mais valor ao seu negócio de forma individual. Esse suporte é entregue através de valores passados pela cooperativa, você conhece alguns deles?
É importante destacarmos que os valores do cooperativismo já fazem parte do imaginário coletivo. A época natalina, pode ser considerada um dos maiores exemplos presentes em nossa cultura que envolve união, solidariedade e gentileza.
Esses valores também são vistos e usados no cooperativismo, mas você sabe como transformá-los em uma boa experiência no atendimento do seu balcão?
Gentileza, como tratar seu cliente
A gentileza nas relações interpessoais desenvolve o apreço e a empatia, o mesmo ocorre no momento da venda. Fazer com que o cliente se sinta bem é o que vai fazer o seu indicador de satisfação do cliente subir.
• Tenha empatia e paciência no atendimento
• Se mostre prestativo
• Entenda as necessidades para entregar um atendimento personalizado
• Seja transparente, mas nunca grosseiro
Vale ressaltar que algumas práticas geram empatia e consequentemente, qualidade no atendimento e um melhor relacionamento com o cliente. Veja a seguir.
• Tratar o cliente pelo nome:
Todo mundo gosta de ser lembrado.
• Mostrar-se sempre disponível: Esclareça as dúvidas que ele possa ter.
•Utilizar linguagem clara:
Nem sempre o cliente tem conhecimento sobre o assunto. Busque informa-lo da forma mais clara e simples possível.
Solidariedade, pense no próximo
Pensar no próximo é um dos mais importantes e famosos princípios do Natal, mas também deve ser do seu negócio!
Criar um ambiente que possa ser confortável para todos, pode ser um desafio, mas faz a diferença. Mostre ao seu time que você também pensa nas necessidades deles, afinal, funcionários felizes produzem mais, criam melhores relacionamentos com os seus clientes e geram mais benefícios ao negócio.
• Lidere pelo exemplo:
Comece por você as boas práticas que espera da sua equipe.
• Atenção ao clima organizacional:
Passamos boa parte da nossa vida no trabalho, portanto, a cultura que nos rodeia impacta diretamente em nossa qualidade de vida. Criar um ambiente saudável proporcionará um melhor espaço de trabalho, que trará mais rendimento a longo prazo.
União, a cooperativa está com você
Os desafios de gerir sua própria farmácia também são uma preocupação da Coopermag, a primeira cooperativa voltada para as farmácias magistrais.
Por isso, estamos sempre em busca de novos meios para confrontar as dificuldades do setor magistral. A complicação mais latente desse último ano foi a dificuldade para encontrar insumos a um valor acessível e como resposta trouxemos nossa distribuidora exclusiva VPK Farma, para atender nossos cooperados.
Usufruir dos benefícios entregues pela cooperativa é essencial para manter o bom funcionamento da distribuidora e também do seu negócio.
Mantenha boas práticas ao se tornar um cooperado, garantindo assim que você sempre possa contar com novos benefícios exclusivos:
· Participe das enquetes. Sua opinião importa e soma muito!
· Acompanhe as campanhas disponibilizadas. Sempre estamos pensando em novidades.
· Assista as aulas exclusivas do Cooperclass. Aprimore seus conhecimentos de gestão, marketing e tire dúvidas sobre os temas.
Então é Natal
Aproveite esse final de ano para refletir sobre as metas do próximo ano e conte com a Coopermag para realizá-las!
Fortaleça o seu negócio seguindo essas dicas e ressignifique essa época natalina, enriquecendo os valores da sua farmácia, tratando com gentileza o seu cliente, sendo solidário com as necessidades dos seus funcionários e se mantenha unido ao cooperativismo e seus objetivos.
Ano que vem nos encontramos novamente, boas festas!
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