top of page
Marketing Coopermag

O Crescimento do Mercado de Suplementos: Tendências e Oportunidades





Eles ganham cada vez mais espaço nas prateleiras das farmácias, estão em evidência no conteúdo dos influenciares nas redes sociais e, consequentemente, marcam presença na rotina de milhões de brasileiros: os suplementos.


O que está por trás de tanto sucesso? Os suplementos alimentares são os novos super-heróis da rotina dos brasileiros. O mercado de suplementos alimentares está aquecido desde o surgimento da pandemia de coronavírus, em 2020. Mesmo após o fim do período de isolamento social, os produtos seguem em alta.


Os suplementos vitamínicos registraram a impressionante marca de US$ 56,6 bilhões (R$ 291,6 bilhões) em vendas no ano passado. Para concluir 2024, segundo a consultoria Future Market Insight, a expectativa é de alcançar US$ 99,7 bilhões (R$ 523 bilhões).


Um estudo divulgado em junho deste ano pelo InterPlayers, hub de negócios da saúde e bem-estar, revelou que nos últimos 12 meses houve um aumento de 38% na procura pelos suplementos nas farmácias e lojas especializadas.


Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, juntos, representam 43% do mercado nacional de suplementos, com aumento nas vendas de 27% no território paulista e 36% em terras cariocas.


O fenômeno dos suplementos vitamínicos não está restrito apenas aos novos hábitos saudáveis dos brasileiros. No cenário global, o mercado deve registrar um aumento de 5,4% neste ano.


Analisando o cenário atual e fazendo um recorte até junho deste ano, o faturamento com vendas de suplementos cresceu 39,3%, segundo a Scanntech, empresa especializada em serviços de tecnologia da informação. Isto é, ao analisar o mesmo período em 2023, o volume de vendas neste ano acompanha o crescimento, com 17,8%.



Aumento da prática de atividades físicas com auxílio de pré e pós-treino.

Auxiliar para resultados eficientes


Brasil é sinônimo de calor, praia e roupas frescas e leves para suportar as altas temperaturas. Neste cenário, o país ganha destaque pelo peso cultural significativo com os cuidados com a aparência física. Corpos sarados e bem definidos são valorizados constantemente graças a influência da cultura do verão, algo bem diferente de países frios, em que os corpos estão sempre escondidos embaixo de roupas pesadas.

 

Por isso, o aumento da procura por suplementos alimentares a fim de garantir resultados satisfatórios na hora de aproveitar a estação do calor é bem justificado, uma vez que reflete o comportamento dos brasileiros com o aumento da adoção de práticas mais saudáveis, assim como a preocupação com a estética, o bem-estar e o envelhecimento saudável.


A atuação auxiliar dos suplementos no organismo colabora com resultados expressivos e eficientes para os usuários, como a creatina, queridinha para o aumento da resistência física, ganho de massa muscular e perda de peso.



Uma forma de unir as farmácias cooperadas com um produto exclusivo.

Suplementos para as farmácias magistrais


O desenvolvimento da Irial Life, uma linha exclusiva de produtos acabados para as farmácias cooperadas da Coopermag, é mais uma forma de inovação para o mercado magistral, fornecendo produtos de alta qualidade com mais facilidade para o dia a dia e melhor margem de lucro para o negócio.  


A Irial Life também é uma forma de unir as farmácias magistrais em prol de uma linha única de suplementos alimentares, além de facilitar para o consumidor na hora de escolher uma marca confiável para o seu uso e com forte presença de mercado.


Outro ponto destacável desta exclusividade da Coopermag para seus cooperados, é a oportunidade de turbinar as vendas da farmácia com produtos de uso cotidiano e que certamente serão utilizados mais vezes pelos consumidores.


A família de suplementos é composta pelos seguintes produtos:


·         Polivitamínico de A a Z;

·         Silício Orgânico e Biotina;

·         Super Ômega 3 TG;

·         Extrato de Laranja Moro e Cromo;

·         Focus colina + l-serina + coenzima q 10;

·         Óleo de Prímula e de Borragem;

 

Sendo que 4 produtos são inovadores ao apostar no formato de goma para a suplementação:

 

·         Peptídeos de Colágeno;

·         Polivitamínico Infantil;

·         Creatina 3G;

·         Pré Treino Taurina + Cafeína.


Ou seja, a linha de suplementos Irial Life atua nos segmentos mais procurados pelos consumidores brasileiros, como auxiliar para sistema imune tanto para adultos quanto para crianças, desempenho esportivo pré e pós-treino, saúde e bem-estar físico e mental, além de cuidados com a pele, cabelo e unhas.



A Irial Life simboliza economia de tempo e praticidade para a farmácia.


Vantagens da Irial Life para o seu negócio


O desenvolvimento da linha de suplementos Irial Life oferece vantagens competitivas para as farmácias cooperadas, como o aumento da lucratividade com o suporte de produtos com markup saudável. Para completar, o crescimento do mercado de suplementos é uma excelente maneira de otimizar as vendas, uma vez que o cliente do pedido manipulado encontrará uma opção de produto acabado para incluir na sua compra.


Outra característica importante da Irial Life para o portfólio da farmácia é simplificar o dia a dia, já que os produtos acabados dispensam a necessidade de o farmacêutico manipular formulações mais complexas. Ou seja, desta maneira, a farmácia consegue focar os trabalhos nos produtos manipulados, diminuindo o tempo de espera do cliente para retirar o seu pedido manipulado.


Além das vantagens citadas acima para o negócio magistral, há ainda a vantagem para o cliente que utiliza os suplementos Irial Life. A linha é disponibilizada com exclusividade para todas as farmácias cooperadas, sendo assim, o cliente encontra o produto com mais facilidade, fortalecendo a presença da marca na memória do consumidor ao mesmo tempo que trabalha com a força do coletivo para promover a facilidade de acesso ao suplemento utilizado pelo cliente.


De olho nas oportunidades


O crescimento do mercado de suplementos alimentares também é uma oportunidade para as farmácias de manipulação estreitarem os laços com os clientes, incluindo ao seu portfólio soluções inovadoras, de alta qualidade e práticas.


Diferente de pontos comerciais e lojas on-line, que estão focadas apenas na venda do produto acabado, a farmácia oferece ao cliente, como maior diferencial, a comunicação direta com o especialista, no caso o farmacêutico. Aquela conversa gostosa no balcão é uma maneira de estreitar o relacionamento com o seu cliente e fortalecer a essência do mercado magistral, a saúde individualizada.


Você é uma farmácia de manipulação e deseja se afiliar a Coopermag? Preencha o formulário disponível em nosso site na página “Associe-se”.



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page