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Marketing Coopermag

Cooperativismo para transformar o futuro






As cooperativas são organizações econômicas criadas a partir da união de pessoas que compartilham o mesmo objetivo em comum. Em uma cooperativa, a gestão é feita de forma democrática, sendo que cada cooperado é dono do negócio e seus resultados.


O cenário das cooperativas na atualidade é bastante competitivo e rentável, ganhando destaque pela notoriedade ao destacar as pessoas em primeiro lugar.


O cooperativismo promove a união de pessoas com o mesmo interesse em comum, certo? A força desta colaboração de propósitos resulta em 3 milhões de cooperativas no mundo, sendo que há 1 bilhão de cooperados espalhados pelos sete continentes.


Para completar, as cooperativas empregam mais de 280 milhões de pessoas, sendo responsáveis por movimentar US$2,17 trilhões anualmente.


Os números impressionantes divulgados pelo SomosCoop demonstram que o associativismo é um jeito de empreender de forma coletiva e com presença em diversos setores da economia, entre eles:


·       Agronegócio;

·       Saúde;

·       Serviços financeiros;

·       Educação;

·       Geração de energia;

·       Transporte;

·       Consumo;

·       Turismo.

 

O mercado sofre uma grande transformação positiva a partir da chegada de uma cooperativa, como acontece com o setor magistral após o surgimento da primeira cooperativa de farmácias magistrais do mundo, a Coopermag.


A união de forças, seja de pessoas físicas ou jurídicas, equilibra o mercado ao aumentar o poder de negociação com melhores condições de concorrência em mercados competitivos, em especial nos setores dominados por grandes empresas e monopólios.


Cooperativismo e impacto na sociedade


O cooperativismo no Brasil ganha destaque pela presença de 4.868 cooperativas espalhadas pelo país, sendo que quase metade deste número são de organizações associativas com mais de 20 anos de atuação no mercado. Além disso, o sistema de cooperação é responsável pelo emprego direto de mais de 17 milhões de brasileiros.


O que é um monopólio?


O monopólio acontece quando uma determinada empresa domina o mercado de um produto ou serviço, sem concorrência. Neste processo de monopólio, a empresa tem total autonomia de influência sobre os preços dos bens comercializados, assim como obtém lucros exclusivos.


Para ilustrar este cenário, podemos imaginar o caso hipotético de uma cidade pequena no interior de São Paulo onde há a atuação de apenas uma empresa atuante de gás e combustível. Nesta exemplificação, enquanto essa empresa atuar sozinha como fornecedora dos serviços e produtos, ditará os valores praticados neste mercado que ficará completamente monopolizado e sem concorrência.


E quem paga o preço são os consumidores, com valores abusivos praticado pelo jogo de interesse individual, escassez do serviço com mão de obra qualificada e muitas vezes baixa qualidade do produto ou serviço adquirido.



Cooperação pelo fim dos monopólios


A ideia do cooperativismo ganha força e notoriedade como uma maneira de unir forças contra monopólios em diversos mercados.


Neste contexto, a chegada da Coopermag é uma maneira que exemplifica como a iniciativa é benéfica não apenas para os empresários, mas transforma o mercado e impacta positivamente a sociedade.


A ideia de uma cooperativa para o mercado magistral surgiu em 2020, principalmente por causa dos impactos da pandemia no setor, como os reajustes abusivos praticados nos insumos farmacêuticos e, consequentemente, a perda de lucratividade.


O começo da Coopermag


Em 2021, 123 farmácias espalhadas pelo Brasil uniram forças para construir um novo capítulo na história das farmácias de manipulação.


A criação de uma cooperativa de farmácias magistrais demonstra a importância do sistema associativo como um mecanismo para combater monopólios mercadológicos.


Por isso, ao atingir a marca de 500 cooperados, a Coopermag conseguiu capital para adquirir a antiga VPK Farma. Após esta conquista, e em poucos meses, a distribuidora de insumos farmacêuticos começou a atuar em formato cooperativista.


E como mudanças são sempre bem-vindas, a distribuidora foi rebatizada pouco tempo depois para Irial Mag. Uma nova marca que demonstra a essência da cooperativa, já que Irial é um termo derivado de íris e reforça a proposta de olhar para o futuro do mercado magistral, o Mag do novo nome.


A partir desta mudança estratégica, a Coopermag estabeleceu benefícios para seus cooperados como:


·       Pedidos mínimos menores;

·       Prazos de pagamentos maiores;

·       Produtos acabados de marca própria, a Irial Life;

·       Trouxe para o Brasil exclusivos inovadores;

·       Aumentou a margem de lucro para as farmácias cooperadas;

·       Disponibilizou fracionamentos adequados;

·       Criou uma plataforma analítica de mercado, o BI Coopermag;

·       Desenvolveu um e-commerce para atendimento 24 horas.


Outro destaque é que a distribuidora de insumos farmacêuticos, em formato cooperativista, tem como dono as próprias farmácias magistrais. Esse diferencial demonstra o quanto o mercado é capaz de sofrer transformações positivas.




O equilíbrio causado no setor magistral é sentido de perto por muitas farmácias de manipulação, assim como o modelo de negócio cooperativista é crucial para estratégias que evitam rupturas de mercado como a falta de insumos fundamentais e, nestes casos de escassez, a prática abusiva de valores.


2025: o ano das cooperativas


A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que 2025 será o Ano Internacional das Cooperativas, reforçando a importância do cooperativismo para o desenvolvimento sustentável e a redução da pobreza no mundo.


Assim como a ONU, as instituições internacionais também reconhecem o papel das cooperativas como agentes de transformação social e econômica ao promover a inclusão, justiça social e participação democrática.


O impacto de declarar um ano inteiro ao associativismo demonstra o reconhecimento e aumenta o tema ao fortalecer discussões sobre o fortalecimento de iniciativas locais, regionais e globais que impactam positivamente a vida de milhões de pessoas.


Ao longo do próximo ano, usando a visibilidade provocada pela declaração da ONU, há uma expectativa para que haja uma maior visibilidade para o setor, com eventos, campanhas e políticas públicas voltadas para o desenvolvimento de mais cooperativas em todo o mundo.


Unidos por algo em comum


O cooperativismo promove a união de pessoas com objetivos comuns, oferecendo benefícios como maior poder de negociação e fortalecimento econômico das comunidades. Ao trabalhar de forma colaborativa, os membros de cooperativas ganham autonomia, acesso a melhores condições de trabalho e desenvolvimento sustentável, além de contribuir para a inclusão social e redução das desigualdades.

 

Você é proprietário de uma farmácia de manipulação e deseja afiliar-se a Coopermag?

 

Mude o futuro do seu negócio fazendo parte da primeira cooperativa de farmácias magistrais. Associe-se agora mesmo.

 

 

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