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Consiga novos clientes usando o marketing e as redes sociais a seu favor

Consiga novos clientes usando o marketing e as redes sociais a seu favor


Se destacar dos concorrentes e conquistar a atenção dos clientes tem se tornado cada dia mais um desafio. Em resposta a isso, o marketing e vendas vêm se inovando na forma de impactar novos compradores, utilizando assim, as redes sociais a seu favor.

Com o nosso mercado crescendo diariamente no ambiente online, já parou para pensar que esse pode ser o momento ideal para você inserir na sua farmácia as boas práticas do marketing digital?

Para complementar nosso tema de hoje, você pode encontrar conteúdos educativos voltados para a gestão da sua farmácia em nossas redes sociais.


Continue lendo a matéria para expandir seus conhecimentos sobre:


• Marketing e como surgiu

• Marketing de conteúdo e redes sociais

• Redes sociais



Marketing e como surgiu


Em meados de 1450, o marketing deu seus primeiros passos com o surgimento da prensa tipográfica. Esse recurso tornou possível a criação dos primeiros jornais, revistas e neles os primeiros anúncios impressos. Logo depois, veio os pôsteres, panfletos e outdoors, que são utilizados até hoje, mesmo que em menor frequência.

Hoje em dia, essas mídias tradicionais dividem espaço com novas tecnologias que são mais presentes no cotidiano dos brasileiros, como as redes sociais.


O marketing deixou de ser apenas uma ferramenta para venda e se aprimorou tornando-se um estudo mais aprofundado sobre o público, com métricas e diferentes estratégias, sendo uma delas o Marketing de Conteúdo, focado no objetivo de atrair e cativar seus potenciais e atuais clientes.


Dessa forma, você tem maiores chances de atingir o seu cliente através das redes sociais do que recorrendo a mídias mais antigas e imensuráveis, como panfletos por exemplo.


Marketing de conteúdo e redes sociais


Marketing de conteúdo é uma das estratégias de comunicação que tem como objetivo criar conteúdo relevante para o seu público-alvo (grupo com mais tendencia a adquirir o seu produto), engajar e ampliar a sua rede de clientes.

Essa estratégia conta com o auxílio de diversos meios de comunicação, mas principalmente as redes sociais. E é através delas que você consegue atingir novos públicos de interesse, criar uma relação de valor e desenvolver o desejo de compra.


Você sabia que no mundo, 5 bilhões de pessoas utilizam a internet e em média o brasileiro dedica 3 horas e 47 minutos do seu dia às redes sociais, alcançando o terceiro lugar no ranking mundial? (fonte: DataReportal)


As redes sociais mais populares em nosso país são:

1. WhatsApp (165 mi de usuários)

2. YouTube (138 mi de usuários)

3. Instagram (122 mi de usuários)


Você já imaginava esses números?

Com essas três redes sociais, você pode se aproximar de novos potenciais compradores e manter seus clientes fiéis a sua marca.


Confira abaixo algumas dicas de boas práticas que separamos para você!


Redes sociais



WhatsApp


Pesquisas apontam que 96,4% dos usuários de redes sociais no Brasil utilizam o aplicativo de mensagens. Ele é ótimo para manter um contato mais íntimo e amigável com o seu cliente, fazendo com que ele sempre se lembre de você.


Veja abaixo algumas táticas que você pode experimentar:

· Mantenha seus status atualizados. Divulgue ofertas ou informações interessantes sobre seus produtos.

· Crie listas de transmissão, elas vão agilizar sua comunicação.

· Se atente a sua foto de perfil, opte por algo profissional, como por exemplo a logo da sua farmácia e evite alterar a foto, assim seu cliente vai guardar mais fácil na memória.


A ferramenta WhatsApp Business também oferece diversas opções para você deixar o seu perfil mais profissional e apresentável:

· Você pode disponibilizar em seu perfil o horário de atendimento, localização e links como site e redes sociais.

· Organizar e agrupar seus contatos em diferentes categorias, por exemplo: clientes e fornecedores.

· Além das opções de mensagens automáticas que são ótimas para agilizar o atendimento.



Youtube


No Brasil, o aplicativo ultrapassou o Facebook e atualmente conta com mais de 2,56 bilhões de usuários e mais de 1 bilhão de horas de vídeos visualizados diariamente pelo mundo. (fonte: ResultadosDigitais)


A pouco tempo a plataforma lançou o Shorts, com a proposta de serem vídeos curtos, com uma linguagem simples e dinâmicos.


Vale a pena seguir essa tendência, com ela você pode:

· Aproximar o possível cliente da sua marca, um conteúdo mais simples e prático humaniza a sua marca e aproxima possíveis compradores.

· O conteúdo é monetizado, ou seja, criando vídeos que gerem um alto engajamento você pode contar com uma verba a mais no final do mês.


Uma dica de vídeo é mostrar seu dia a dia, manuseio de algum produto, o cotidiano do seu negócio e curiosidades. Mesmo para as pessoas que estão fora do ramo farmacêutico, como os seus clientes, pode ser muito interessante de acompanhar este tipo de conteúdo.



Instagram


A popularidade do Instagram se mantém, sendo uma rede indispensável para a marca que deseja estar em evidência. Por ser uma rede social tão popular, é através dela que você vai conseguir expor o seu negócio como uma vitrine.


· Alcance pessoas do mundo todo. Para isso, aproveite das hashtags (#) em suas fotos, elas te ajudarão a entregar sua imagem para o maior número de pessoas.

· Fique atento aos horários das postagens. Os melhores costumam ser entre 10h00 e 12h00, e entre 18h00 e 19h00, mas sempre acompanhe os resultados da sua página para encontrar o melhor horário para sua audiência.

· Assim como no WhatsApp você pode personalizar o seu perfil, colocando a sua localização, horário de funcionamento e links, além de poder acrescentar um botão para mensagens e ligação.


O aplicativo também conta com o Reels, uma ferramenta de vídeos curtos semelhante ao Shorts do Youtube. Você pode aproveitar o mesmo vídeo postando em ambas as redes e assim atingir diferentes públicos com o mesmo conteúdo.

Confira algumas dicas sobre o Reels:

· Fique de olho no áudio, você pode usar uma música em alta no momento e isso pode fazer total diferença no seu engajamento, gerando mais visualizações.

· Apresente seus produtos em vídeo, monte um pedido, utilize o produto e fale dos seus benefícios.


Dicas valiosas


Seguindo essas dicas simples e funcionais, seu perfil nas redes sociais pode alcançar ótimos resultados, atraindo novos compradores, melhorar a comunicação com seus clientes e te tornar uma farmácia que se destaca das outras!

Aplique essas dicas e depois conte para a gente como foi essa experiência e os seus resultados.


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